sábado, 1 de outubro de 2011

O Marketing presente no cotidiano

Nos últimos anos o mundo passou por uma revolução tecnológica em todas as áreas. O Marketing também evoluiu no decorrer do tempo. Passamos de uma orientação que era basicamente produzir para uma orientação para vendas. Em seguida, a principal orientação passou para o cliente, assim produzir e vender já não era mais tão importante quanto satisfazer a clientela.


Daí para cá tivemos um desdobramento de termos referentes ao Marketing: pessoal, digital, endomarketing, direto, social entre outros. Em um mundo onde a técnica evolui muito rapidamente o Marketing também procura conhecer todas as novas tecnologias para obter um conhecimento mais apurado do consumidor. E o que dizer do desafio de Evangelizar utilizando os diversos meios de comunicação? É possível conciliar mercado com a proposta do Reino?

Tempos atrás fui indagado por uma pessoa que curiosa me fazia a pergunta acima. Em seu universo era quase impossível conciliar evangelho com técnica, comunicação com produto e assim por diante. Então começamos a dialogar a partir do primeiro e grande Mestre do Marketing: Jesus. Hoje falamos de Marketing pessoal e já naquela época Ele foi o grande responsável por cativar, arrastar e seduzir várias pessoas ao seu movimento. Era um líder nato. Tinha carisma, inteligência, humildade, sabia trabalhar em equipe. Seu amor pelo Reino foi tão grande que
deu a própria vida para nos salvar. Conhecia seus interlocutores, investigava o lugar onde estava. Comia, bebia e se alegrava com os mais simples e marginalizados. Oferecia seus “serviços” ressaltando as qualidades e benefícios que trariam. Falava de um “produto” que não tem preço: a Salvação.

Dois mil anos se passaram e ainda hoje muitos acreditam na sua proposta. Nós, Padres e Irmãos Paulinos acreditamos no desafio de humanizar as pessoas utilizando todas as técnicas que a cultura da Comunicação nos oferece. O Marketing é uma excelente ferramenta para fazer chegar a Boa Nova a todas as pessoas. Oferecer o Evangelho de forma criativa, atual, dinâmica e fiel às suas origens é o grande desafio. É hora de resgatar nossos valores humanos e cristãos a partir de uma proposta que liberta e anuncia uma sociedade mais justa. E o Marketing tem papel fundamental neste sentido.



Tom Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário