sábado, 1 de outubro de 2011

Evolução do Marketing

Definindo Marketing:
É um conjunto de estratégias que as empresas têm hoje em dia para conhecer melhor o mercado, suas potencialidades e os caminhos para se fazer promoção adequada, publicidade específica a fim de gerar benefícios e um cliente satisfeito.

Evolução do Marketing:

Década de 40:
os primeiros trabalhos vieram sobre a aplicação da Psicologia na Propaganda e sobre as Leis de gravitação no varejo. Como desenvolver uma teoria de mercado já que ela estava mais para arte do que ciência.



Década de 50: Passa a fazer parte dos organogramas das empresas e se torna uma ferramenta poderosa a ser considerada para quem tem foco no mercado.


Década de 60: Dá um salto qualitativo ao constatar a importância da satisfação dos clientes. Cria-se a necessidade de um estudo sério do mercado. O vender a qualquer custo dá lugar a satisfação garantida.


Década de 70: Surgem os departamentos de diretorias de Marketing. É nesta época que se multiplicam os supermercados, shopping centers e franchises. Não se trata mais de uma boa idéia, senão uma necessidade de sobrevivência.


Década de 80: Passa a ser necessidade de todas as corporações, não estando mais ligado somente a uma diretoria ou departamento. Surge o conceito de posicionamento.


Década de 90: O avanço tecnológico deu um forte avanço no mundo do Marketing. O comércio eletrônico foi uma revolução na logística, distribuição e formas de pagamento, os serviços de atendimento ao consumidor tornaram possível uma gestão de relacionamento com os clientes em larga escala. A internet chegou para complementar toda essa mudança.


Década de 2000: com a democratização dos meios de comunicação o cliente passou a ter informações e poder de barganha nunca vistos antes. Isso não só revolucionou a logística como a oferta de produtos, a mídia espontânea e a conceitualização de termos como “Marketing Viral” e “Marketing de permissão” entre outros.


Tom Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário